top of page

07 alimentos indispensáveis para a saúde da pele


Assim como o carro, o corpo também precisa de combustível para o seu bom funcionamento.

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, é a partir dele que o organismo repõe as energias, recebe os nutrientes e vitaminas essenciais para eliminar indisposição, cansaço, alteração do humor, retardo no raciocínio, fraqueza e desmaios, que podem ocorrer com a ausência de alimentação neste horário.

Dispensar essa refeição, nos faz em geral acabar comendo demais na próxima refeição. Acreditamos que por não termos tomado café da manhã podemos compensar no almoço e acabamos comendo demais. Ou ficamos beliscando ao longo da manhã. Então é sempre preferível que comamos em pequenas quantidades várias vezes por dia, porém em horários determinados. Afinal, o fato de engordarmos está também ligado a este mal hábito que adquirimos.

Abastecer nosso organismo pela manhã dá o tom de como será o nosso dia e, consequentemente, refletirá em nossa saúde. Um suco de fruta ou de soja, já e algo que pode fazer a diferença em nosso dia.

Está difícil acordar cedo para comer?

Programe-se e lembre-se de que isso fará com que você cuide melhor da sua pele, do seu corpo e da sua saúde, afinal uma pele danificada, ressecada, com escamações ou infecções pode ser sinal de que algo não vai bem no nosso corpo, então o café da manhã e refeições ao longo do dia mais saudáveis, podem evitar idas frequentes ao médico e gastos com remédio, por exemplo.

Se sabemos que temos um determinado horário para chegar a um lugar, nos programamos para acordar mais tarde ou mais próximo daquele horário, quando não conseguimos acordar cedo, então a primeira mudança e restabelecer os horários e sempre se programar uma hora antes para despertar.

Incluir Frutas no café da manhã é uma ótima opção, o abacate pela manhã, por exemplo, é ótimo para reduzir o cortisol (mas deve-se consumir sem açúcar).

Sucos naturais ou de polpa, nada de suco de caixinha, com exceção aos de soja. Muito açúcar pela manhã não vai contribuir nem para a dieta nem para a saúde.

Derivados do leite são essenciais, alguns especialistas recomendam três porções diárias de derivados do leite, dê preferencia aos de menor gordura.

Cafezinho preto, e quem não ama um bom cafezinho pela manhã?! Porém como tudo, cuidado com o açúcar. Por isso, opte pelos cafés especiais que não tem amargor e podem ser bebidos sem adoçar, sendo também uma fonte de nutrientes.

Pães, hmmm. Mas se o objetivo for perda de peso, evite os com muitas sementes e fibras, pois normalmente esses tem mais calorias do que o normal. Prefira os lights integrais.

Frios para rechear o pãozinho deve ser com moderação. O consumo de frios deve ser controlado, devendo acontecer somente umas duas vezes por semana. E deve-se escolher aqueles com menor quantidade de gordura, mas mesmo com estes é preciso cuidado, pois geralmente são ricos em sódio. Prefira os mais magros como peito de peru, queijos tipo ricota ou cottage.

Ovos são uma boa opção, mas evite os fritos e cuidado com o sal. Os ovos contém 13 nutrientes essenciais ao corpo humano e rico em proteínas, é muito recomendado o consumo de ovo pela manhã. Com grande quantidade de vitamina B em sua composição, ele ajuda a conservar a memória e seus carotenoides – luteína e zeaxantina – são benéficos para os olhos e para saúde ocular.

Cereais são ricos em fibras e contribuem para o funcionamento do intestino, sendo uma das opções mais inteligentes segundo os especialistas. Granola, linhaça, aveia, quinoa e amaranto, duas colhes de sopa por dia é ideal.

E por fim, Chás são boas alternativas, especialmente para quem tem alguma disfunção, mas sempre sem açúcar.Alguns exemplos são chá verde como antioxidante, chá de hibisco como diurético, chá de hortelã para digestão, etc. Mas é importante que sempre quando for tomar algum chá como forma de tratamento, tenha a indicação de um nutricionista ou médico. Pois, principalmente, as mulheres grávidas tem restrições.

Abaixo 5 opções para o café da manhã

1º Pão integral com queijo minas e um copo de suco de frutas natural;

2º Granola com um iogurte natural e pedaços de maçã;

3º Café preto, duas fatias de pão light integral com queijo branco e uma pera;

4º Cereais integrais com frutas misturadas;

5º Torrada integral com queijo cottage e suco de soja.

Para quem treina a dica é:

O café da manhã deve fornecer mais energia, para evitar o desgaste muscular. Por isso é importante acrescentar mel, presunto de frango, ovo cozido, mingau de aveia e geleia de fruta, por exemplo. Quando o treino acontece muito cedo, um bom exemplo para café da manhã é uma vitamina de leite de soja com maçã, pera e mamão, para ter energia sem ter o estômago cheio, de forma a não atrapalhar o exercício físico. Porém depois do treino é importante tomar um café da manhã completo e saudável para que ocorra uma boa recuperação e hipertrofia muscular.

Essa é a nossa dica da semana, para que você aproveite melhor este momento delicioso que é o café da manhã.

Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Tags
Siga a Depile-se
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page